ONDA POÇOS

Movimento Pedala Poços realiza manifestação de ciclistas neste domingo

Foto: Albert Agnew Cagnani/ ano de 2015

Compartilhe nas redes sociais

O movimento Pedala Poços realiza neste domingo,19, uma manifestação de ciclistas em Poços de Caldas. O evento começa a partir das 11h. A manifestação ocorre pelo Dia Mundial Sem Carro, celebrado anualmente no dia 22 de setembro. Na cidade, além deste, outro evento em referência a data, está marcado para o dia 26 deste mês.

No ano de 2015 e em outras oportunidades, o Movimento Pedala Poços já realizou outras manifestações no sentido de lutar por espaços mais seguros e para locomoção de ciclistas.

Manifestação feita em 2015. Foto: Albert Agnew Cagnani

Segundo o organizador, Alvaro Danza, a manifestação será simples, onde os ciclistas deverão se espalhar, deitados com as suas bicicletas pelo gramado no Parque José Affonso Junqueira, atrás do Palace Hotel. Todos usando máscaras em razão da pandemia.

“Faremos uma foto dessa aglomeração do bem, para que toque as consciências de nossas autoridades. Nosso objetivo é mostrar às autoridades que ciclistas existem, circulam, mas são a parte mais frágil do trânsito. Buscamos a implementação de uma rede cicloviária em nossa cidade, para que as pessoas se sintam seguras em fazer seus deslocamentos diários por bicicletas, podendo deixar seus carros em casa, desafogando o trânsito e o transporte coletivo”, explica.

Ainda segundo Danza, o ideal é que todos vão de bicicleta, mas quem não tem uma e simpatiza com a causa, também pode participar.

Questionado se acredita que manifestões podem surtir algum efeito, Danza disse que haverá mais um evento com pessoas pedindo por espaços seguros para o trânsito. “Manifestações têm a finalidade de pressionar o poder público para que execute ações que atendam as demandas da população. Quanto mais barulho fizermos, não só pelas bicicletas, mas por qualquer necessidade, mais chances temos de ser ouvidos e atendidos. Hoje, muita gente em nossa cidade gostaria de usar as bicicletas para sua locomoção, mas não fazem por medo do trânsito intenso. É urgente a redivisão do espaço público para que se crie um novo modal de locomoção. E isso já é direito garantido por lei! Agora nos resta pressionar para que a Prefeitura tome atitudes concretas para que a mobilidade por bicicletas vire realidade também em nossa cidade”, finaliza.

 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KPqwSpytjw1KlSvuCDwuws