Um motorista de 25 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante neste domingo, 29, após causar danos à pintura e sinalização viária em Poços de Caldas. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a ocorrência foi registrada no cruzamento das ruas São Paulo e Rio Grande do Sul, onde uma equipe do órgão realizava serviços de pintura e marcação nas vias.
De acordo com o Demutran, o veículo VW Saveiro de cor prata desrespeitou o bloqueio da área de trabalho, avançou sobre os cones e cavaletes, colocando em risco a segurança dos servidores. Além disso, o motorista danificou parte da pintura e marcação da via.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Minutos depois, o veículo foi localizado na Avenida Francisco Salles, onde o agente de trânsito ordenou a parada do condutor. Contudo, o motorista acelerou bruscamente e iniciou uma fuga pelas ruas da cidade, desrespeitando sinais de trânsito, incluindo semáforos vermelhos. A perseguição continuou pelas ruas Minas Gerais, Paraíba e Amazonas, até que o veículo foi interceptado por outra viatura.
Durante a abordagem, o condutor demonstrou sinais evidentes de embriaguez, como fala desconexa, andar cambaleante e forte odor de álcool. Aos agentes, ele confessou ter ingerido 10 latas de cerveja. O motorista foi convidado a realizar o teste de alcoolemia, o qual aceitou voluntariamente. O resultado do teste, realizado na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal, indicou um valor de 0,81 mg/L de álcool no ar alveolar.
Diante dos fatos, o condutor recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento para avaliação médica e, posteriormente, conduzido à base do Demutran, onde aguardou a chegada da Delegacia de Plantão.
O veículo, que não teve um condutor substituto apresentado, foi removido para o pátio credenciado Coelho Azevedo, como medida administrativa. Durante a prisão, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança do detido e evitar uma nova fuga.
O motorista foi autuado com os devidos Autos de Infração de Trânsito (AIT).