Durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (8), a Polícia Civil de Poços de Caldas deu esclarecimentos sobre as investigações da morte de João Batista Domingues, de 69 anos.
O delegado Thiago Moreira, responsável pelas investigações, apontou que com a chegada do laudo pericial as investigações vão mudar a tipificação de maus-tratos e furto qualificado, como havia sido informado antes, para homicídio triplamente qualificado e furto. Os laudos apontaram que o idoso teve uma parada cardiorrespiratória após ter sofrido uma lesão no intestino.
Durante a coletiva, o delegado explicou que após o registro da ocorrência e encaminhamento dos suspeitos de Campinas para Poços a investigação foi iniciada. Além disso, ainda no dia do crime, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). “A investigação conduzia para um latrocínio, todavia, no curso das investigações e ao ouvir os envolvidos, testemunhas e familiares, descobrimos uma dinâmica diferente. Na verdade os investigados, filha e genro, eram responsáveis pela guarda do idoso e já tinham acesso ao cartão bancário, sendo responsáveis pelas transações e por custear a saúde e alimentação do idoso. Com isso, a ideia inicial do latrocínio passou a ser descartada”, esclareceu o delegado.
As investigações, no entanto, deixaram a situação de maus-tratos muito clara. “O idoso era bastante negligenciado em seus cuidados básicos, o imóvel era muito descuidado, um ambiente inóspito para vivência humana e descobrimos que o idoso era vítima constante de maus-tratos, tanto pela filha quanto pelo genro”.
Ainda de acordo com o delegado, a situação de maus-tratos foi confirmada pelos investigados durante o depoimento, onde eles afirmaram que durante a madrugada, entre 4h e 5h, o idoso urinou na cama e eles deram banho de água fria e o agrediram quando ele reclamou da situação.
O furto qualificado ficou comprovado quando os envolvidos, embora responsáveis pela movimentação bancária do idoso, usaram o valor de cerca de R$ 1.300 da aposentadoria, recebida naquele dia, para a fuga.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM