Um possível caso de intoxicação por metanol é investigado em Itajubá, no Sul de Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), trata-se de um homem de 48 anos que morreu na terça-feira (14) após apresentar um quadro de acidose metabólica refratária.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Conforme a SES-MG, o paciente teria feito uso abusivo de álcool no domingo (12). Ele deu entrada no Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) na segunda-feira (13) e morreu no dia seguinte. Ainda não há confirmação sobre o tipo de bebida ingerida.
O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS Minas). Diante da gravidade e por não ter uma causa definida, a SES-MG avaliou como pertinente investigar a hipótese de intoxicação por metanol.
Conforme o órgão, a investigação em Itajubá continua em andamento e outras hipóteses diagnósticas estão sendo consideradas.
O resultado do exame solicitado pelo hospital poderá confirmar se o paciente foi intoxicado por metanol e está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira (21).
Em nota, a Prefeitura de Itajubá informou que está atenta às informações e reiterou que a população deve evitar a compra e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de procedência duvidosa.