Moradores de Poços de Caldas e da região relataram ter sentido um tremor de terra na noite desta terça-feira (31).
Segundo relatos, o tremor aconteceu por volta de 22h30 e foi sentido em Poços de Caldas em diversos outros municípios do sul de minas e do leste paulista como: Vargem Grande do Sul-SP, São José do Rio Pardo-SP, São João da Boa Vista-SP, Casa Branca-SP, Espírito Santo do Pinhal-SP, Caconde-SP, Divinolândia-SP, Campestre-MG, Botelhos-MG, Caldas-MG, Andradas-MG, entre outros.
Até a manhã desta terça-feira (1º), o fenômeno não estava registrado no no Centro de Sismologia da USP, porém foi identificado pelo Observatório Sismológico da UnB como tendo seu ponto de origem em Divinolândia-SP. Segundo o relatório do observatório, o tremor teve magnitude de 2,8 na escala Richter. Doze estações captaram o evento.
Além disso, o site ‘Volcano Discovery’ que é uma plataforma que também registra os tremores de terra com a ajuda das próprias pessoas, fez o registro do acontecido como “tremor de terra não confirmado perto de Poços de Caldas-MG”. O site coloca o tremor com uma magnitude de 3.6 na escala Richter, porém ainda não está oficializado. Pelo menos 17 pessoas reportaram a situação na plataforma.
O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas informou que apesar dos relatos, eles não foram acionados para nenhuma ocorrência de atendimento à vítimas ou vistoria em edificações.