ONDA POÇOS

Moradores de rua que invadiram Complexo Santa Cruz em Poços são retirados do local pela GCM

Compartilhe nas redes sociais

Oito moradores em situação de rua que viviam no prédio abandonado do Complexo Santa Cruz, em Poços de Caldas, foram retirados do local pela Guarda Civil Municipal na manhã desta quarta-feira (8). Em um dos cômodos do local, foram encontrados uma cama, colchão, poltrona, varal com roupas estendidas, além de muita sujeira.

A ação da GCM contou com o apoio de assistentes sociais da secretaria de promoção social, que encaminharam alguns dos moradores ao Centro Pop, serviço especializado no atendimento à população em situação de rua. Ainda pela manhã, servidores da secretaria de projetos e obras públicas bloquearam todas as estradas do local com blocos e cimento.

O prédio foi construído há mais de 40 anos. Ele já sediou um hotel e várias secretarias e departamentos públicos. No entanto, em 2015, ele foi condenado e interditado por causa de problemas na estrutura e está abandonado há cinco anos.

A prefeitura chegou a anunciar um projeto para construir um centro administrativo no local, mas a ideia não foi para frente. Sem recursos públicos para reformar o local, o município resolveu vender o prédio. O processo licitatório para a venda está em andamento.

De acordo com a Secretária de Administração, Ana Alice de Souza, o complexo está avaliado em pouco mais de R$ 15 milhões.

“Algumas empresas já estão retirando o edital, demonstrando interesse na aquisição do complexo. A gente aguarda os trâmites legais, tendo certeza que em breve tudo estará resolvido para que a venda seja concretizada como determina a lei. São recurso que servirão para investimento por toda a cidade,” disse Ana Alice.