Segundo dados do Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em 2019, foram registrados em Poços de Caldas, 5 casos de Hepatite B e 32 do tipo C. Em 2020, de janeiro a junho, foi registrado 1 caso do tipo B. Já do tipo C, foram 11 notificações. Lembrando que há vacina disponível pelo SUS, contra a hepatite B, aplicada em todas as faixas etárias, em três doses, enquanto que contra a hepatite C não há imunização.
Neste mês acontece a campanha Julho Amarelo, uma mobilização para Combate das Hepatites Virais. 28 de Julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, instituído pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Em Poços, o SAE/CTA – Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, oferecem acolhimento, orientação, testagem rápida e tratamento, em caso de diagnóstico positivo.
Atendimento
O teste rápido é um mecanismo de triagem, com resultado liberado em até 30 minutos. Sendo positivo, a pessoa segue em acompanhamento no SAE/CTA, para mais exames. O paciente portador da hepatite recebe atendimento multidisciplinar permanente, além da medicação para tratamento, inclusive com possibilidade de cura para a Hepatite C. O atendimento é disponibilizado no SAE/CTA, de segunda a sexta. Os agendamentos são de 30 em 30 minutos, a partir de 8h30 e até às 16h30. O serviço funciona no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. Mais informações podem ser obtidas pelo 3697-2275. A coordenação pede que os pacientes não levem acompanhantes, para evitar aglomerações. A testagem rápida também é feita nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde e faz parte do protocolo de pré-natal, já que a mãe portadora do vírus pode transmitir a doença ao bebê, principalmente na hora do parto. “Temos um serviço especializado e que é referência para toda a região. Nossa equipe está de parabéns por este trabalho que segue sendo realizado, em meio à pandemia, sempre observando as normas e medidas de segurança fundamentais para proteger, tanto os nossos profissionais, quanto à população”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: