ONDA POÇOS

Minas tem alta na contratação; Poços segue tendência

Compartilhe nas redes sociais

Minas Gerais fechou 2023 com a menor taxa anual de desocupação da história: 5,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra, ainda, que a média nacional fechou o ano passado em 7,8%.

Com o desempenho, Minas Gerais se manteve entre os principais empregadores do país. Ao todo, o estado respondeu por 10,7% da ocupação nacional em 2023, com a segunda maior participação, e entre os seis estados responsáveis por abrigar 60% de todos os trabalhadores em atividade no país.

O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado no Brasil, aliás, aumentou 5,8% e totalizou 37,7 milhões de pessoas, maior nível da série iniciada em 2012. Deste total, Minas Gerais registrou o segundo maior contingente entre as unidades federativas, com 4,3 milhões de trabalhadores com carteira, de acordo com o estudo do IBGE.

Nos últimos cinco anos, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Minas gerou cerca de 800 mil postos formais de trabalho. Destes, mais de 193,5 mil resultaram dos protocolos de intenções celebrados entre o Governo do Estado e empresas privadas, com valores que ultrapassam R$ 388 bilhões em atração de investimentos. Os protocolos assinados, apenas em 2023, preveem a geração de cerca de 55 mil empregos permanentes em todas as regiões de Minas.

Poços de Caldas

Poços de Caldas segue a tendência do estado. No encerramento do ano de 2023, o município de comemorou um saldo positivo na geração de empregos, segundo o Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os números indicam que foram realizadas 27.008 admissões ao longo do ano, contra 26.266 demissões, resultando em saldo positivo de 742 vagas.

Capacita Poços

No ano passado, a administração municipal lançou o programa Capacita Poços, que busca estabelecer parcerias com instituições de ensino, entidades governamentais e empresas locais. Por meio do programa, são oferecidos cursos de qualificação para atender a demanda do município.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb