ONDA POÇOS

MINAS GERAIS | Polícia Federal prende duas pessoas por contrabando de migrantes

Foto: Polícia Federal

Compartilhe nas redes sociais

Duas pessoas foram presas pela Polícia Federal nesta quinta-feira,17, em Minas Gerais, suspeitas de contrabandear migrantes. As prisões ocorreram durante a Operação Le Mans que visa combater as atividades de uma associação criminosa voltadas ao contrabando de migrantes.

Segundo a Polícia, as investigações começaram devido a fuga de um homem com a filha de 3 anos, para o Paraguai. Após sua prisão, em 5 de junho, na fronteira com o Paraguai, e a recuperação da criança pela mãe, as investigações também identificaram a existência de associação criminosa envolvida na promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos da América, com o fim de obter vantagem econômica.

A PF representou por dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 35ª Vara Federal, Seção Judiciária de Minas Gerais, e cumpridos nas cidades mineiras de São Joaquim de Bicas e Abre Campo, sendo um de cada tipo em cada município.

Ainda segundo a Polícia, as pessoas presas na manhã desta quinta-feira, eram responsáveis por transportar os migrantes no território nacional e efetuar pagamentos para o funcionamento do esquema. As apurações indicam que recentemente foram enviados 14 brasileiros para o México, pessoas que atualmente se encontram em solo mexicano e aguardam instruções para cruzar a fronteira com os EUA. Além disso, existem outros sete brasileiros no estado de São Paulo que esperavam orientações da associação criminosa para migrar para o exterior.

As investigações continuam para localizar as vítimas (migrantes) que ainda se encontram no México e aquelas que ainda não deixaram o território brasileiro. A promoção de entrada ilegal de brasileiro em país estrangeiro, com a finalidade de obter vantagem econômica, é crime punido com reclusão de até cinco anos.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/Gj3Bt2AC61NF5wf3Uj6tCW