ONDA POÇOS

Minas Gerais anuncia recebimento de vacina contra monkeypox

Foto: Valeria Lemos/ SES-MG

Compartilhe nas redes sociais

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira,14, que recebeu a primeira remessa de vacinas para pré e pós exposição ao vírus monkeypox.

Segundo o Estado, o Ministério da Saúde enviou 1.101 doses do imunizante que são indicadas aos adultos com idade igual ou superior a 18 anos, grupo considerado de alto risco para a infecção por varíola ou monkeypox.

Próximos passos

O recebimento foi feito na Central Estadual de Rede de Frio em Belo Horizonte, lá, passam por conferência e na sequência, são enviados às Unidades Regionais de Saúde, responsáveis por repassarem as doses aos municípios. Ainda conforme o Governo, é responsabilidade da gestão municipal organizar a administração das vacinas na população-alvo em seus territórios.

Vacinação pré-exposição

Vacinação pós-exposição

 

 

A doença

Monkeypox é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPXV) que se manifesta principalmente por meio de lesões na pele, como manchas, feridas abertas, aparecimento de ínguas geralmente na região das axilas e virilha, além de outros sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre, dor de cabeça e dores musculares.

É considerada uma doença de baixa letalidade, pois a maior parte dos casos evolui naturalmente para a cura após 21 dias, sem necessidade de internação hospitalar. O contágio ocorre a partir do contato com pele, sangue, fluidos corporais e secreções, como saliva e roupas de cama de pessoas infectadas.

A monkeypox não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), pois pode infectar qualquer pessoa a partir de contato próximo com indivíduos contaminados.

Por isso, em casos suspeitos de monkeypox, recomenda-se o isolamento imediato porque a doença se espalha de pessoa para pessoa. Em caso de suspeita, procure o serviço de saúde mais próximo.

Monkeypox em Minas

De acordo com o boletim atualizado em 10/3/2023 (o mais recente divulgado), Minas Gerais registra 619 casos de monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 2.457 foram descartados e há 73 casos suspeitos. Até o momento, foram registrados três óbitos pela doença.

O Boletim da Monkeypox pode ser acessado em www.saude.mg.gov.br/monkeypox.

 Em Poços de Caldas, segundo o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foram confirmados dois casos.

Fonte: Agência Minas

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM