ONDA POÇOS

MINAS GERAIS | Agosto lilás alerta para violência doméstica contra a mulher

Compartilhe nas redes sociais

Agosto Lilás é uma campanha nacional que visa alertar a população sobre a violência doméstica. A campanha surgiu em 2016, quando a lei Maria da Penha completava 10 anos e foi uma maneira de fazer com que a sociedade se atentasse para a violência contra a mulher.

Durante todo o mês, em todo o país são realizadas ações de conscientização, reforçando a importância da denúncia.

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Minas Gerais de janeiro a junho de 2021 foram registrados 70.045 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, no mesmo período de 2020 foram registrados 69.967 casos.

Nos casos de feminicídio, de janeiro a junho de 2021, 67 mulheres perderam a vida. No mesmo período, 88 foram vítimas de tentativas de feminicídio.

A psicóloga Lucimara Zanetti comenta sobre os casos e como identificá-los. “Pesquisas revelam que aumentou em 24 % os casos de violência doméstica durante a pandemia. Isso significa que uma em cada quatro mulheres sofrem violência doméstica. Um dos fatores apontados é a dependência afetiva e financeira. As vítimas relatam que tudo começa com agressão psicológica que sofre durante algum tempo, antes da agressão física. Esse rebaixamento da auto-estima que o agressor faz com sua vítima nos mostra o quanto o outro precisa diminuir a vítima para se sentir superior. Então mulheres, não busque mais a metade da sua laranja, não se sinta uma metade, você já é uma laranja completa e não precisa de um agressor para você se sentir completa. A gente sabe que começa a sofrer essa violência, quando o seu parceiro começa a impor o que você não gosta, desde a cor do seu esmalte até o rebaixamento da sua auto-estima, ou intolerância do seu comportamento, não se cale, denuncie”, finaliza.

As denúncias de casos de violências contra a mulher podem ser feitas pelo Disque denúncia 100 ou pela Central de Atendimento à Mulher, o 180.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m