ONDA POÇOS

Minas Gerais adota mais restrições na onda vermelha

Compartilhe nas redes sociais

O Governo de Minas Gerais decidiu que, a partir de domingo (6/6), o Sul de Minas e mais quatro macrorregiões deverão adotar as seguintes medidas:

– Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
– Proibição de academias, clubes e salões de beleza; 
– Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

As macrorregiões – que já estavam na onda vermelha – foram consideradas em cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia.

Cenários assistencial e epidemiológico desfavoráveis

A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

“Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Segundo ele, o momento ainda é de incidência alta da covid-19 no estado.

Em resposta ao jornalismo da Onda Poços, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas informou que a atualmente a cidade não segue o programa Minas Consciente e que, por hora, não haverá restrições das atividades citadas nesta reportagem.  

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/IwoMVADrrA97OElo5cLwpX