Se existe um elemento mineiro cheio de tradição, este é o queijo. Não só pelo costume de consumi-lo, mas também pelo saber centenário de sua produção passada de geração a geração.
Por causa dessa tradição e do alto potencial de produção leiteira, o número de queijarias legalizadas no estado subiu de 20 para 155 estabelecimentos. Uma expansão de 675% no período de 2019 a 2024.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Em 2020, após ouvir as demandas do setor produtivo, o Governo de Minas publicou um decreto que regulamenta o setor, impulsionando a procura dos produtores pela legalização da atividade.
As queijarias devem seguir uma rigorosa legislação sanitária estabelecida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Por ter em sua composição o leite cru, o queijo pode representar risco à saúde quando elaborados sem os cuidados necessários. A regulamentação fortalece o pequeno produtor incentivando a produção local. Atualmente, cerca de 9 mil famílias no estado produzem queijo no estado.
Para registrar uma queijaria no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o produtor deve solicitar o registro de forma on-line no site do IMA ou em um dos escritórios do órgão espalhados por todo o estado de Minas Gerais. Atualmente, o prazo de resposta da solicitação de registro é de no máximo 60 dias.
É possível solicitar também o Selo Arte. O Selo Arte é um tipo de registro que permite o comércio em todo o país.
*Fonte: Agência Minas