Uma curiosa formação de nevoeiro surpreendeu os moradores da zona oeste de Poços de Caldas durante a manhã e o início da tarde desta segunda-feira (31). Diferente das demais regiões da cidade, a área afetada registrou temperaturas mais baixas, e o sol só surgiu em alguns bairros da zona oeste no início da tarde.
Para tentar esclarecer o fenômeno, o jornalismo da Onda Poços procurou um especialista em meteorologia, que explicou o ocorrido como sendo um nevoeiro de advecção. Segundo o meteorologista Bruno Bainy, do CEPAGRI/UNICAMP, a situação é tecnicamente classificada dessa forma devido ao ar frio que se “acomodou” sobre a região com topografia mais baixa. A presença de água, como o ribeirão da Avenida João Pinheiro, também pode ter contribuído para a formação do nevoeiro.
“Para a região de Poços de Caldas, especificamente nesta área de baixada com a presença de água, isso pode ter favorecido a formação de nevoeiro de advecção, que é quando o ar mais frio passa sobre a superfície de água mais aquecida. Com a queda de temperatura, a umidade relativa aumenta, causando a condensação do vapor de água e a formação das gotículas de nevoeiro”, explicou Bainy.
O nevoeiro de advecção é considerado um fenômeno incomum na região, e sua ocorrência surpreendeu os residentes da zona oeste. A situação é uma demonstração da complexidade e variedade das condições climáticas que podem ocorrer em diferentes partes da cidade, em um mesmo dia.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg