A Meteoric, empresa responsável pelo Projeto Caldeira, que visa a produção de Terras Raras em Caldas (MG), recebeu a Licença para Construção e Operação da de sua planta-piloto. O documento foi emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A Licença Ambiental Concomitante (LAC1) foi expedida em 29 de agosto e tem validade de 10 anos. A LAC 1 é uma modalidade de licenciamento ambiental que concede simultaneamente a Licença de Instalação e a Licença de Operação.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
“A operação da Planta-Piloto nos permitirá demonstrar para a comunidade, investidores, órgãos ambientais e de controle, a capacidade técnica que temos para produzir Carbonato de Terras Raras com qualidade e sem a geração de impactos ambientais”, afirmou o diretor técnico da Meteoric, Marcelo de Carvalho.
Como será a planta piloto:
A planta-piloto será um laboratório para testar o minério de terras raras da região do Projeto Caldeira. Os principais objetivos desta planta-piloto são:
- Fornecimento de amostras de Carbonato Misto de Terras Raras para que potenciais clientes pudessem testar o produto quanto à potencialidade de separação de óxidos de terras raras;
- Validação técnica da rota de processo definida para o Projeto Caldeira;
- Desenvolvimento e otimização contínua dos parâmetros operacionais em ambiente controlado;
- Capacitação da equipe técnica, com foco na formação de líderes operacionais a serem alocadas na planta comercial.
O Projeto Caldeira
O Projeto Caldeira visa extrair terras raras em Caldas, no Sul de Minas Gerais. O objetivo é produzir um concentrado de terras raras para atender às necessidades de produtos utilizados na transição energética e novas tecnologias.
Esses materiais são utilizados na fabricação de diversos produtos como telas de celulares, computadores e notebooks, equipamentos médicos e odontológicos, ímãs especiais, motores de carros elétricos e de geradores de energia eólica, entre outros.
As atividades do projeto acontecerão na zona rural de Caldas, concentradas em áreas afastadas dos moradores. A iniciativa tem como objetivo extrair minerais essenciais de forma sustentável, por meio de práticas que minimizem o impacto ambiental, promovam a conservação dos recursos naturais e garantam a responsabilidade social.
A Meteoric
A Meteoric Resources é uma empresa australiana de prospecção e pesquisa mineral focada na identificação e desenvolvimento de projetos minerários.
No Brasil, a Meteoric desenvolve o Projeto Caldeira, para a produção de terras raras a partir de argila iônica em Caldas-MG, na região sul do estado de Minas Gerais.