ONDA POÇOS

Mês de combate à tuberculose: saiba como se prevenir da doença

Compartilhe nas redes sociais

Na próxima sexta-feira (24) é comemorado o Dia de Combate à Tuberculose. Uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas realiza uma campanha de conscientização e prevenção da doença. Na cidade há o Programa Municipal de Tuberculose que registrou no ano passado, 26 novos casos de tuberculose. Já em 2023, foram 15 novos casos registrados.

O diagnóstico tardio da tuberculose, pode levar ao óbito. Por isso é muito importante fazer o tratamento corretamente, que geralmente tem a durabilidade de 06 meses podendo se estender até um ano. A medicação é diária e deve ser tomada de manhã em jejum. Vale salientar que a tuberculose tem cura e o tratamento é feito gratuitamente nos serviços de Saúde.

Quem apresentar sintomas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde ou ir até o Programa Municipal de Tuberculose, no prédio da Policlínica Central, na Av. Francisco Sales, nº1.155, na sala 26, das 7h às 15. O telefone do Programa Municipal é 3697-5384.

Sintomas

– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM