Mais uma mensagem com tom de ameaça foi encontrada em um dos banheiros do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza nesta quarta-feira (26). O caso gerou preocupação entre pais e responsáveis, levando alguns a optarem por não enviar seus filhos para a escola por medo de possíveis incidentes.
Apesar da situação, as aulas continuam normalmente. A direção da escola orientou os professores a respeitarem a decisão dos alunos que não comparecerem, garantindo que atividades avaliativas programadas para esta quinta-feira (27) possam ser refeitas posteriormente.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou ao jornalismo da Onda Poços que o caso está sendo investigado internamente em conjunto com a direção da escola.
Além disso, como parte do protocolo de segurança, a Guarda Civil Municipal realiza um treinamento na escola nesta quinta-feira, 27, com a participação de 35 guardas e 14 viaturas. O treinamento será conduzido por um instrutor de Ribeirão Preto, e o objetivo é aprimorar a atuação da segurança nas escolas do município, especialmente em situações emergenciais.
Segurança nas escolas: botão do pânico em funcionamento
Diante do aumento de ameaças e ataques a escolas no Brasil entre 2022 e 2023, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Poços de Caldas implementou o “botão do pânico” em todas as unidades da rede municipal de ensino. O sistema, instalado em 2023, permite que funcionários autorizados acionem rapidamente a Guarda Civil Municipal (GCM) em situações de emergência. O alerta é enviado diretamente ao centro de operações da GCM por meio de um aplicativo, garantindo resposta imediata a possíveis ocorrências.