ONDA POÇOS

Médico veterinário comenta sobre cuidados com os pets durante o frio

Foto: Gustavo Lopes

Compartilhe nas redes sociais

A previsão para os próximos dias em Poços de Caldas, é de temperaturas baixas, podendo chegar a – 2° C. As máximas previstas de 19 a 24 de maio, ficam entre 16° e 21° C.

Além da população se preparar para o período do frio, aquelas pessoas que possuem pets, devem ter a atenção redobrada, principalmente se os animais possuem problemas ortopédicos, musculares ou neurológicos, como explica o Victor José Vieira Rossetto, professor do curso de Medicina Veterinária da PUC Minas Poços de Caldas.

“No período do frio é bastante comum que os animais sintam dor, especialmente aqueles animais com problemas ortopédicos, musculares ou neurológicos. Isso acontece porque no frio, os animais ficam mais quietos e isso aumenta a rigidez articular, além da contração da musculatura. No frio também há uma diminuição do volume e da viscosidade do líquido sinovial que é o responsável pela lubrificação das articulações. Com menos líquido sinovial, há mais atrito durante a realização do movimento e isso pode resultar em dor”, explica.

Ainda segundo o Victor, a recomendação é não deixar o animal quieto, realizar passeios e alongamentos para a manutenção da saúde das articulações, além de manter o animal aquecido.

“Manter o ambiente aquecido, especialmente se ele tiver algum problema articular como artrose por exemplo, os cães e gatos podem ter essa doença que, é um processo degenerativo da articulação, ou qualquer outra doença articular, neurológica, muscular.

O cuidado também deve abranger aqueles animais neonatos, que são aqueles que ainda não abriram os olhos, ou aqueles idosos. “Estes animais têm menores reservas energéticas necessárias para aumento do calor e a manutenção da temperatura corpórea”, finaliza Victor.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –  https://chat.whatsapp.com/LsQo5KeWvvGGWlfyPCwl57