A médica responsável pelo Pronto Atendimento da Santa Casa de Poços de Caldas, agradeceu muito ao apoio de toda a equipe no atendimento dos sobreviventes do grave acidente ocorrido na BR-459 entre Poços de Caldas e Caldas-MG na noite do último domingo, 22, que deixou quatro vítimas fatais.
Os profissionais de saúde passaram toda a madrugada lutando para salvar vidas. “Felizmente a gente tinha espaço para atender todas essas vítimas. Nós tivemos uma equipe extremamente coesa, sincrônica. Eu fiquei até emocionada de ver a sincronia da equipe, a capacidade de atuação da equipe de Enfermagem, da Recepção, pessoal da Higienização, os médicos, todos os colaboradores. E através dessa junção de forças o atendimento aconteceu sem intercorrências, graças a Deus. Quero agradecer em especial aos enfermeiros Tiago e Day, aos técnicos Gervásio, Vera, Luis Tomásio e Luis Fernando, o Pedro, da recepção, os médicos Dr. Álvaro, Dr. André, Dra. Bia, Dr. Luis Maurício e Dr José Elias, além de toda equipe da Fisioterapia”, agradece a Dra. Cibele.
“No momento do acidente nós tínhamos vagas no Pronto Socorro para atender todas as vítimas. A gente tinha se organizado para receber as nove vítimas, não esperávamos que outras vítimas morressem no local do acidente, então já acionamos todo o corpo clínico da Urgência e a equipe de Enfermagem. Infelizmente vieram só cinco vítimas. Acontece um problema crônico aqui na Santa Casa em relação a questão das vagas, já que todos solicitam vagas de transferência para cá, vagas para a Enfermaria e para a UTI e geralmente a gente só aceita os pacientes quando temos essas vagas de enfermaria e UTI justamente para manter o Pronto Socorro liberado para esses casos e foi isso que aconteceu”, relata Dra. Cibele.
Estado de saúde das vítimas
Até o final da tarde desta terça-feira, 24, quando foi escrita essa reportagem, quatro das cinco vítimas continuavam no Hospital inspirando cuidados. O caso mais grave é de KKR, de 32 anos. já a criança, DARG, de 9 anos, continua sob cuidados na CTI Pediátrica. JRSM, de 24 anos e PRAP, de 19 anos, continuam internados na Ala C. WAA, de 28 anos, teve alta no final da tarde desta segunda, 23.
Doação de Sangue
A Dra. Cibele destaca ainda a importância da doação de sangue em um momento como esse. “A doação de sangue é essencial todos os dias. A gente tem cirurgias aqui na Santa Casa, a Santa Casa é uma referência da nossa região. E nesse caso do acidente, das cinco vítimas, quatro precisavam de sangue de imediato, passaram por cirurgias. Semana passada mesmo, a gente estava no Hemocentro, fazendo um apelo para que as pessoas doassem sangue, já que o frio espantou os doadores e o sangue é especial para a recuperação desses pacientes”, finaliza Dra. Cibele.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –https://chat.whatsapp.com/JeElaBtVZlGHcGd5DFH7Xt