A Viação Expresso Gardenia, por meio do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais conseguiu a permissão para vender linhas intermunicipais. Segundo os desdobramentos, as empresas Max Tour Fretamentos e Turismo Ltda e a SC Minas Transportes Ltda. (Santa Cruz) estariam em negociação pelas linhas.
A companhia Gardênia atende 107 municípios na região, transportando quase 2 milhões de passageiros por ano. Desde maio a empresa enfrenta alguns problemas e deixou de operar diversas linhas por causa das fiscalizações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Mais de 200 trabalhadores foram demitidos; número que poderia aumentar para 400. No fim de julho, a Expresso Gardenia afirmou ao Ministério do Trabalho que só deveria pagar os direitos dos funcionários demitidos pela empresa se pedidos feitos à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) forem atendidos.
Com isso, as linhas de Belo Horizonte para Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passos e Cássia devem ser destinadas para a empresa Max Tour Fretamentos e Turismo.
Outras 13 linhas, entre elas Pouso Alegre para São Lourenço, Pouso Alegre para Poços de Caldas, Lavras a Varginha, devem ser operadas pela SC Minas Transportes, a antiga Santa Cruz.
A decisão também diz que serão incluídos no processo de recuperação judicial os credores de processos trabalhistas ou por acidentes de trabalho, os credores que têm garantia real e quirografários, além de micro e pequenas empresas que têm dinheiro a receber.
Em meio ao processo de recuperação judicial da Viação Gardênia, a Justiça de Minas Gerais autorizou a venda do direito de exploração de várias linhas da empresa no estado.
Trechos em negociação
Entre os trechos incluídos na negociação da Max Tour Fretamentos a autorização judicial abrange também as linhas com prefixos 1075 (Belo Horizonte – Poços de Caldas), 1119 (Belo Horizonte – São Sebastião do Paraíso), 1050-1 (Belo Horizonte – Passos) e 1050 (Belo Horizonte – Cássia), todas atualmente em negociação com a empresa Max Tour Fretamentos e Turismo Ltda., conforme detalhado no processo através da carta de intenção de ID 10228027331.
Por outro lado, as linhas de prefixos 3735 (São Lourenço – Itajubá), 3040 (Lambari – Pouso Alegre), 3682 (Pouso Alegre – São Lourenço), 3642 (Pouso Alegre – Poços de Caldas), 3919 (Natércia – Pouso Alegre), 3803 (Senador José Bento – Pouso Alegre), 4684 (Natércia – Santa Rita do Sapucaí), 3604 (Boa Esperança – Alfenas), 3695 (Lambari – Varginha), 4421 (Guaxupé – Conceição Aparecida), 4422 (Guaxupé – Jacuí), 4443 (Nova Resende – Muzambinho) e 3024 (Santa Rita de Caldas – Andradas) foram autorizadas para a empresa SC Minas Transportes Ltda. (Santa Cruz), conforme a carta de intenção de ID 10228040815.