ONDA POÇOS

Manifestação contra bloqueios orçamentários na educação será realizada em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Servidores e estudantes das unidades de Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) realizam nesta quinta-feira (09/06), às 17h30, manifestação conjunta contra o bloqueio de R$3,2 bilhões no orçamento das instituições federais de ensino. Anunciado pelo Governo Federal no dia 27/05, o contingenciamento foi reduzido para R$1,6 bilhão, após forte pressão nas redes sociais.

Mesmo assim, o impacto será grande. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e as Universidades Federais sofrem com recorrentes cortes orçamentários desde 2015, intensificados pela aprovação da Emenda Constitucional 95 (teto de gastos), em 2016. Isso tem comprometido a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão ofertados, levando a cortes de bolsas, demissão de terceirizados e dificuldades para pagar contratos e adquirir materiais necessários. Além disso, professores e servidores técnicos-administrativos estão com seus salários congelados desde 2017, período no qual a inflação acumulada supera 30%.

Servidores do IFSULDEMINAS decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (06/06), paralisar as atividades no período da tarde da próxima quinta-feira (09/06), para aderir aos às mobilizações no Dia Nacional de Lutas pela Educação.

Haverá um trabalho de conscientização com a comunidade nos campi e um ato na Praça Pedro Sanches, às 17h30. As atividades serão organizadas por sindicatos e entidades estudantis que atuam no Instituto Federal e na Unifal-MG.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –https://chat.whatsapp.com/FezPjDXmaYSGKVdWFDx3ZD