No último sábado (29), foi realizado o “Dia D – Minas Unida Contra o Aedes”, uma ação do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com as regionais de saúde e os municípios. O evento contou com mutirões e atividades educativas voltados à eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e ao reforço das medidas de prevenção contra dengue, chikungunya e zika em todo o estado.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Em Poços de Caldas, as ações ocorreram das 8h às 14h e incluíram blitz educativas com orientações à população, demonstração de larvas do mosquito e distribuição de panfletos em pontos estratégicos da cidade. Um dos destaques foi o mutirão de recolhimento de pneus, realizado com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que resultou na coleta de 231 pneus — materiais que, quando descartados incorretamente, tornam-se importantes criadouros do Aedes aegypti.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a atenção à eliminação de focos do mosquito deve ser permanente, e não restrita a campanhas pontuais.
“Essa mobilização é fundamental para reforçar a importância da participação da comunidade no combate ao Aedes aegypti. Nossas equipes trabalham diariamente na identificação e eliminação de criadouros, mas o apoio da população é indispensável. Pequenas ações dentro de casa, como eliminar água parada e manter os quintais limpos, fazem toda a diferença para evitar a proliferação do mosquito.”
O secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, reforça que a prevenção contra dengue, chikungunya e zika é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população.
“O Dia D fortalece o trabalho contínuo que realizamos ao longo de todo o ano. Temos intensificado ações estruturais, mas é essencial que todos façam sua parte para proteger suas famílias e a cidade. Combater o Aedes é um compromisso coletivo”, destacou.






