Neste sábado (25), será realizada a 12ª edição do Donato Solidário Visão do Futuro, das 7h às 12h na sede do Donato Hospital de Olhos, em Poços de Caldas. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai beneficiar mais de 180 crianças de oito escolas municipais e três projetos sociais, oferecendo consultas oftalmológicas completas e óculos gratuitos, quando houver indicação médica.
O público atendido é formado por alunos de 6 a 12 anos — faixa etária em que costumam surgir os primeiros sinais de problemas visuais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. A detecção precoce é essencial, já que dificuldades na visão podem impactar diretamente o aprendizado e o desenvolvimento escolar.
Antes do atendimento no hospital, professores e educadores das escolas participantes receberam capacitação específica para identificar possíveis sinais de dificuldades visuais em sala de aula. As crianças que apresentam sintomas passam por triagem e são encaminhadas para consultas completas no Donato Hospital de Olhos.
“Toda a tecnologia de última geração e a estrutura do Donato estarão à disposição de forma gratuita para esses pacientes. Nossa equipe de médicos especialistas e colaboradores participa como voluntária, reforçando o compromisso com a saúde e o futuro das crianças”, destacou o médico oftalmologista Bruno Donato.
Desde sua criação, o Donato Solidário Visão do Futuro já atendeu mais de 2 mil alunos da rede pública municipal, promovendo o diagnóstico precoce de doenças oculares e contribuindo para a inclusão escolar e social das crianças. O projeto é viabilizado integralmente por meio de parcerias com 26 patrocinadores e pela atuação voluntária de médicos especialistas e colaboradores do hospital.
“Essa ação é um exemplo inspirador de como a união entre o poder público e a iniciativa privada pode transformar vidas. A parceria com o Donato Hospital de Olhos tem proporcionado às nossas crianças a oportunidade de enxergar melhor e aprender com mais qualidade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.