Uma pesquisa recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou que 53,8% dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para a categoria.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Dos 32,5 milhões de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no país, 17,5 milhões estão conduzindo sem a devida habilitação. Os homens representam 80% dos proprietários de motocicletas, com a maioria dos proprietários na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos. Entre os que possuem habilitação, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos.
A acessibilidade financeira das motocicletas em comparação aos carros leva muitas pessoas a optarem por esse meio de transporte, mesmo sem a habilitação necessária. Outro motivo apontado são os altos custos para tirar a carteira de motorista, junto da burocracia e a falta de infraestrutura adequada para a realização dos exames necessários.
A ausência de habilitação adequada aumenta os riscos de acidentes e infrações de trânsito, afetando a segurança nas vias públicas. A pesquisa destaca a necessidade de políticas públicas que facilitem o acesso à habilitação e promovam a segurança no trânsito.