A Campanha Maio Amarelo que visa conscientizar a população sobre a redução de acidentes no trânsito, neste ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade pratique no trânsito”. Segundo a pedagoda e educadora de trânsito Stephania Alvisi durante este mês os órgãos públicos, empresas, sociedade civil, se organizam em prol de um trânsito mais seguro, por meio de ações educativas, como blitz, folders e palestras.
“Ações individuais impactam no coletivo, ou seja, usar álcool em gel, manter o distanciamento social ajuda a reduzir o contágio do coronavírus, da mesma forma, manter o distanciamento seguro dos veículos, das motos, o seguro de um metro e meio da bicicleta, utilizar os equipamentos de proteção individuais adequados para pilotar a moto, usar cinto de segurança, cadeirinhas adequadas, tudo isso faz com que as pessoas se protejam no trânsito e pelas ações individuais elas protejam o coletivo. Os altos índices de acidente preocupam é uma pandemia chamada trânsito é tão invisível quanto o coronavírus, são 650 mil pessoas que ficam sequeladas permanentes, 1,3 milhões de mortos/ano mundial”, explica a pedagoga.
Sobre o Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/G8amKdctVs53YzKYgyAtMh