Um lobo-guará foi encontrado morto nesta quinta-feira (14) às margens da BR-267, em Poços de Caldas, nas proximidades da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). De acordo com as informações de um ciclista que passava pelo local, o animal provavelmente foi vítima de atropelamento. O trecho da rodovia onde o corpo foi localizado possui sinalização alertando para a presença de fauna silvestre na pista.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A presença do lobo-guará em Poços de Caldas e região é considerada ocasional, devido à localização do município em uma área de transição entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Essa característica geográfica explica o registro esporádico da espécie, especialmente em zonas rurais e áreas de preservação ambiental.
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e um dos símbolos do Cerrado brasileiro. Apesar da aparência semelhante à de um lobo, não representa perigo para seres humanos. Ele se alimenta com frutos, pequenos mamíferos, aves e insetos.