A Câmara de Poços realiza, nesta quarta-feira (10), às 15h, audiência pública para discutir as ações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em especial com relação à possibilidade do Planalto de Poços de Caldas se tornar depósito de rejeito final de material radioativo transferido de outros locais. O debate foi proposto pela vereadora Regina Cioffi (PP).
A parlamentar relembra, no Requerimento aprovado em Plenário solicitando a audiência, todo o histórico de início das atividades de exploração de urânio no Brasil e de transferência de lixo radiativo para o município de Caldas. “Diante de todas as questões que envolvem esse assunto, desde o início das atividades, transferência de 12 mil toneladas de lixo radioativo da Usina de Santo Amaro no passado, a necessidade de execução de Plano de Recuperação de Área Degradada e, agora, a possibilidade de nova transferência de material vindo de Unidade de Descomissionamento em Interlagos, São Paulo, estamos propondo esse encontro. Vários debates já foram realizados e a Câmara de Poços também está trabalhando no intuito de dialogar, considerando que a proteção ao meio ambiente é o princípio que deve nortear todas as relações sociais, inclusive econômicas e, em especial, aquelas voltadas à exploração de recursos naturais”, declara.
Regina ressalta, ainda, que a INB, geograficamente, está no município de Caldas, mas que Poços e Andradas também podem ser impactadas por possíveis agravos ambientais. “Os municípios de Poços e Andradas se encontram no Planalto de Poços de Caldas. O Rio das Antas fica à jusante da última barragem das Águas Claras, sendo que o mesmo cruza o Cipó, que é o rio que abastece em torno de 70% do município de Poços”, comenta.
No Requerimento aprovado, a vereadora pontua algumas questões que devem nortear a audiência pública, entre elas: PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas); condições do galpão onde estão armazenados os rejeitos; análise da Bacia de Águas Claras; Decreto n. 40.969, que proíbe o ingresso de rejeito radioativo no Estado de Minas; operação realizada, atualmente, pela INB; possível transporte de Torta II para o Planalto de Poços de Caldas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: