ONDA POÇOS

Livro infantojuvenil ‘ O Rei Sapo – O casamento do Sapo Inácio’ é lançado em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Será lançado nesta sexta-feira,23, em Poços de Caldas, o livro infantojuvenil ‘O Rei Sapo- casamento do Sapo Inácio’. O livro é de autoria do ator Clisthenis Betti. O lançamento será realizado na Livraria e Espaço Cultural Porão – Galeria Gibimba, na Rua São Paulo, nº45, área central da cidade, às 18h.

O REI SAPO – O CASAMENTO DO SAPO INÁCIO

Em 2021 o texto teatral, O Casamento do Sapo Inácio completou 20 anos, por este motivo, o autor decidiu transformá-lo em livro, ilustrada pelo desenhista Paulo Eduardo e toda colorida a mão por Marcelo Betti, irmão do autor, o livro foi feito através da Lei Municipal nº 9.037, de 09 de abril de 2015, do Decreto nº 11.680, de 28 de agosto de 2015, lei de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tendo como incentivador o Hotel Monreale.

“Tudo começou com os desafios da pandemia de Covid19, creio que todo mundo ficou apreensivo e se perguntou, e agora, o que vamos fazer? Para os artistas, foi algo complicado também, além das complicações com saúde, perda de entes queridos e amigos, faltava trabalho. Eu me perguntei, o que mais sei fazer? Busquei meus textos que venho escrevendo desde 1999 quando escrevi a primeira peça, encenada em 2000 A Fantástica Máquina de Reciclagem. Assim fiz um apanhado de todas as obras e separei O Casamento do Sapo Inácio para ser meu primeiro livro, esse título é um dos capítulos do livro, O Rei Sapo”, explica.

Sinopse

O Casamento do Sapo Inácio narra a história do Príncipe Inácio, quarto na linha de sucessão ao Reino de Sapólius, por isso, em nenhum momento teve a ambição de se tornar rei. Não se sabe, ainda, se ele deu sorte ou azar, mas o fato é que Inácio seria coroado e assim se mostra um rei atrapalhado e em algumas vezes vilão. O rei Sapo Inácio, ao chegar ao poder, tomou as mais absurdas decisões, tudo para que a princesa Úrsula notasse que ele era um grande e poderoso soberano. Transformou-se num monarca absolutista, que decidia tudo à sua maneira.

Acreditando que é um príncipe encantado que pode se tornar humano sequestra a princesa para que essa lhe dê o beijo de desencanto. Óbvio que a jovem recusa, assim começa uma grande aventura de capa e espada, magias, amuletos mágicos, lutas, cavalo voador digna dos contos de fada que tanto encantam as crianças.

Sobre o autor

Clisthenis Betti é ator e diretor profissional de teatro, também licenciado em história, brinca dizendo que é um contador de histórias com diploma. Tendo iniciado sua carreira artística em 1990, na cidade de Poços de Caldas, depois seguiu por algumas cidades, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro, voltando para Poços de Caldas e fundando sua Companhia de Teatro.

Com mais de 30 textos teatrais escritos, a maioria deles para o público infantil, sempre pensou em levar mais que entretenimento para seu exigente público. Seu primeiro texto teatral de 1999, foi o infantil, A Fantástica Máquina de Reciclagem, que levava para crianças além da diversão, noções de ecologia, reutilização e reciclagem. Após isso em 2000, adaptou para o teatro infantil a parábola O Filho Pródigo. O Casamento do Sapo Inácio de 2001 foi seu terceiro trabalho teatral infantil de grande sucesso, sendo apresentado em cidades de Minas Gerais e interior de São Paulo e vencedor de vários prêmios, ente eles, melhor texto, autor, diretor, ator, cenário. Por isso foi escolhido para ser transformado em seu primeiro livro.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Ki3CiSKCgAf2H5oB1fVTPU