ONDA POÇOS

Lei sobre criança em elevador pode mudar em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Os vereadores de Poços de Caldas votam nesta semana uma medida que pode tornar mais rígida a legislação sobre acompanhantes de crianças em elevadores. Atualmente, crianças até 12 anos só podem transitar em elevadores comerciais ou residenciais acompanhadas de uma pessoa maior de 18 anos. O Projeto de Lei da Câmara quer alterar o texto e permitir o trânsito de menores em elevadores somente na presença dos pais ou responsáveis.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

A medida pretende enrijecer o texto garantindo maior proteção às crianças. O texto é de autoria da vereadora Luzia Martins e a relatora do PL na Comissão de Constituição e Justiça é a vereadora Regina Ciofi.

“Considerando que a Constituição Federal dispõe em seu artigo 227 que é dever da família e do Estado assegurar à criança o direito à vida e à saúde além de mantê-la a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, que apresento este projeto de lei, que visa a proteção das crianças e consequentemente evitar casos como o que aconteceu em Recife, “o caso Miguel”, criança deixada sozinha no elevador de condomínio caiu do nono andar e veio a óbito, em decorrência da negligência de um adulto que deixou que ela entrasse sozinha no elevador.”, afirma o relatório da parlamentar.

A expectativa é de que o tema seja debatido na Câmara na sessão desta quinta-feira, 9.