A Lei Maria da Penha completa 14 anos nesta sexta-feira,07. A ordem nº 11.340 foi aprovada com o intuito de proteger as mulheres de violência doméstica. A violência doméstica pode ser cometida de diversas formas como; física, patrimonial que é quando o agressor destrói ou subtrai bens da vítima; sexual que é manter relações forçadas e impedir o uso métodos contraceptivos; psicológicas com insultos e constrangimentos e moral que é quando há calúnia, injúria e difamação.
REGISTROS EM POÇOS DE CALDAS
De acordo com os dados divulgados pela Polícia Militar em Poços de Caldas foram registradas 1.011 ocorrências de violência doméstica de janeiro a julho deste ano, sendo 14,8% a menos do mesmo período de 2019 quando foram registrados 1.187 casos.
EM MINAS GERAIS
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança de Minas Gerais, no estado, de janeiro a junho de 2020 cerca de 217.227 pessoas sofreram violência doméstica. Foram registrados 57 casos de feminicídios e 107 tentativas de assassinatos.
CAMPANHAS
A Rede de Mulher lançou em Poços de Caldas uma campanha virtual que visa ajudar as mulheres a identificarem sinais de qualquer tipo de violência e denunciarem. Conheça neste link.
Outra campanha criada recentemente ajuda as mulheres a denunciarem a violência doméstica de um jeito silencioso e simples, fazendo um x vermelho na palma da mão e mostrando-o a um atendente de farmácia ou drogaria que tenham aderido a campanha. Com o nome e endereço da mulher, o atendente deve ligar para o 190 e informar a situação. Em Poços de Caldas a rede Drogasil aderiu a campanha.
CANAIS DE DENÚNCIA
Disque denúncia 100
Central de atendimento à mulher 180
Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica 190 / 35 99869-5805
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: