ONDA POÇOS

LAVRAS | UFLA desenvolve máquina de destruir cigarros contrabandeados em parceria com a Receita Federal

Foto: Receita Federal

Compartilhe nas redes sociais

Com o intuito de viabilizar a descaracterização de cigarros contrabandeados apreendidos pela Receita Federal, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu uma máquina que realiza a separação de embalagens, tabaco e o filtro dos cigarros, com capacidade de separar o conteúdo de 1.161 maços de cigarro por hora.

O lançamento desse projeto acontece na sexta-feira,06, às 11 horas nas dependências da UFLA (Aquenta Sol – Lavras).

Em busca da sustentabilidade

Em 2020, os cigarros representaram cerca de 37% do total de itens apreendidos nas operações de fiscalização da Receita Federal. A partir de novembro de 2020, a Receita Federal iniciou em parceria com o IFSULDEMINAS e com a UFLA a destruição por descaracterização de 90 toneladas de tabaco, apreendidos em fábricas clandestinas de cigarros, transformando-as em adubo. A UFLA foi responsável pela descaracterização de 32 toneladas de tabaco até o momento.

“Estamos dando uma destinação sustentável aos cigarros, que são nocivos à saúde. Revertendo algo ruim em benefício da comunidade e do meio ambiente. E, ao mesmo tempo economizando recursos públicos, já que a parceria para descaracterização dos cigarros, não gera custos para a Receita Federal, além de fomentar os projetos sustentáveis da UFLA” explica o Delegado da Receita Federal do Sul de Minas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro.

A descaracterização dos cigarros dependia da separação dos componentes: embalagens, tabaco e filtro. Foi a partir disso, que a UFLA desenvolveu esse projeto e, além do aproveitamento do tabaco, também está realizando estudos para aproveitar os filtros, utilizando-os em compostos para fazer telhas e blocos por exemplo. Já os plásticos das embalagens serão enviados para a coleta seletiva para reaproveitamento. Dessa forma, o processo de descaracterização envolve os cursos de Engenharia Mecânica – que desenvolveu a máquina, Engenharia de materiais – que reutilizará os filtros e Engenharia Ambiental – que realizará o processo de compostagem.

Para o reitor da UFLA, Prof. João Chrysostomo: “A Universidade Federal de Lavras, vem desenvolvendo papel marcante no ensino, pesquisa e extensão. Projetos multidisciplinares como esse fomentam o ensino de qualidade no país. Cursos como o de engenharia mecânica, engenharia de materiais e engenharia ambiental contribuíram dentro de suas expertises no desenvolvimento da máquina de destruição de cigarros. Esse projeto ganhou o codinome de “Projeto Além do Horizonte” pois transcende barreiras e leva para a sociedade brasileira o resultado que se espera, revertendo um produto nocivo ao ser humano, em adubo e insumos para fabricação de telhas e blocos”.

Fonte: Receita Federal

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m