ONDA POÇOS

Justiça volta atrás e libera a realização de rodeios em Minas Gerais

Compartilhe nas redes sociais

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) derrubou liminar que tinha proibido a realização de rodeios no estado. No dia 25 agosto, a Justiça havia determinado a proibição desse tipo de evento, atendendo a um pedido de uma organização não governamental Instituto Protecionista – SOS Animais & Plantas.

Na primeira decisão, o magistrado considerou que há “acentuada probabilidade” de os animais serem usados como “meras coisas” e de serem “submetidos a sofrimentos até a morte”.

A sentença impedia apenas o rodeio. As atrações musicais poderiam ocorrer normalmente.

Na nova decisão, proferida nesta quarta-feira (31), o TJMG suspendeu a tutela provisória de urgência, concedida pelo Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, “que determinava ao Estado de Minas Gerais que se abstivesse de realizar, autorizar ou promover rodeios, sob pena de configurar-se o crime de desobediência do servidor ou da autoridade que ignorasse a proibição, até posterior decisão do Poder Judiciário”.

“O rodeio promove o desenvolvimento econômico, social e cultural, notadamente se se considerar que a principal atividade da maioria dos municípios mineiros é o agronegócio”, destacou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7