ONDA POÇOS

Justiça Eleitoral apresenta nova urna eletrônica para as eleições de 2022

Compartilhe nas redes sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta segunda-feira (13) o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Segundo o TSE, essa nova versão é mais segura, moderna e possui novos requisitos de acessibilidade.

Nesta segunda, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, visitou uma fábrica onde são produzidos os novos módulos das urnas, em Manaus (AM). Em coletiva de imprensa, o ministro afirma que “estamos trabalhando para proteger os sistemas do TSE quase por uma questão de imagem, porque quanto ao conteúdo não tem como fraudar a eleição”. Segundo ele, o TSE está se aperfeiçoando e aumentando a proteção em relação à cibersegurança.

O tribunal afirma que a linha de produção na capital amazonense produzirá 225 mil das novas urnas, de um total de 577 mil que serão usadas nas eleições do ano que vem.

Dentre as principais mudanças da urna eletrônica modelo 2020 (UE 2020) estão:

  • Terminal do mesário com tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
  • Processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;
  • Bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato: menos custos de conservação por não necessitarem de recarga;
  • Mídia de aplicação do tipo pen-drive, o que traz maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias;
  • Expectativa de duração da bateria por toda a vida útil da urna.

Renovação
Neste ano, o Tribunal adquiriu 32.609 urnas do modelo UE 2020 para atualizar parte do parque tecnológico, em virtude da necessidade de substituição dos aparelhos fabricados de 2006 a 2008, porque a vida útil deles se esgotou. A Justiça Eleitoral explica que as urnas eletrônicas são planejadas para serem substituídas após seis eleições, o que supera os 10 anos de uso desde a fabricação. Ainda conforme o órgão, os principais motivos que levam a essa substituição são a obsolescência tecnológica, a necessidade de evolução da segurança ou o aumento da taxa de falhas dos modelos antigos.

Esta é a segunda compra de urnas eletrônicas para as eleições de 2022 e 2024. Os equipamentos que completaram a sexta eleição em 2020 deverão ser substituídos pela Justiça Eleitoral até 2024.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/CVTmEflFfcs1u0YnxsfjSC