Uma tutela de urgência deferida nesta quinta-feira, 17, pela justiça em Poços de Caldas, determina que a prefeitura da cidade suspenda o corte e supressão das árvores localizadas à Avenida João Pinheiro, sob pena de multa de R$ 100 mil por árvore cortada ou suprimida, sem prejuízo das sanções penais e administrativas aplicáveis.
A decisão é do juiz de direito Carlos Alberto Pereira da Silva, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Poços de Caldas (clique aqui para conferir o documento).
Segundo a justiça, a decisão se baseia no pedido de tutela provisória, ajuizada pela Ong Planeta Solidário, que alega que o projeto de revitalização da Avenida João Pinheiro, tem suprimido indivíduos arbóreos no perímetro urbano da cidade sem realizar os estudos necessários para verificar a viabilidade dos cortes de árvores.
Segundo a prefeitura, a secretaria de Serviços Públicos promove o monitoramento constante e intervenções visando evitar ocorrência de acidentes e eliminar potenciais riscos a segurança da população. Algumas das árvores, segundo a pasta, apresentam risco de queda, inclinações em direção as vias ou podem até causar acidentes com a rede elétrica.
Ao jornalismo da Onda Poços, a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que o Município foi intimidado no final desta tarde e vai recorrer da decisão.
O projeto
Ao todo são 6 km de obras, com a implantação do novo projeto paisagístico do município, as árvores em situação precária são substituídas por espécies mais adequadas para a arborização urbana. A execução dos trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos na revitalização da avenida conta com parceria com a secretaria de Obras, DME e o DMAE.
As ações, segundo a prefeitura, vem acontecendo ao longo das semanas, e planejada dentro do cronograma da secretaria de Serviços Públicos, evitando, dias e horários de pico, por isso muitas vezes são realizadas as intervenções aos finais de semana, logo ao amanhecer ou no período noturno.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg