No mês de junho, a Organização Mundial da Saúde incentiva a doação de sangue, porque o período costuma ser de baixa de doações, já que muitas pessoas se tornam inaptas, devido a doenças respiratórias, além do período de férias e viagens que se aproxima.
Em Poços de Caldas, a Fundação Hemominas convoca os doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, especialmente os que estão com estoque baixo. Segundo o portal do Hemominas, os estoques de O- e A- estão com níveis críticos, enquanto os tipos O+, A+, AB- e B- estão em níveis de alerta. Os sangues B+ e AB+ têm quantidades estáveis. A orientação da instituição é de que:
- níveis críticos: agende o quanto antes
- níveis de alerta: agende em até uma semana
- níveis estáveis: agende em 10 dias
Os agendamentos podem acontecer online, sem burocracia, basta clicar aqui.
Os requisitos gerais envolvem ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg, não ter tido Hepatite após os 11 anos de idade, não estar em jejum, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, não estar grávida ou amamentando, entre outras condições. Confira os requisitos específicos aqui.
Segundo dados da Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares, sendo que a OMS recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população. O baixo comparecimento de doadores impacta diretamente nos estoques de sangue, quadro observado frequentemente e que pode comprometer o tratamento de pacientes em situações críticas, como a não realização de cirurgias e tratamentos necessários, além de colocar em risco a vida de pacientes em situações de emergência.