Um grupo formado por 60 jornalistas e profissionais da imprensa e comunicação da cidade de Poços de Caldas (MG) e região assinou uma nota frente à pandemia do coronavírus. O documento, que será entregue ao prefeito Sérgio Azevedo e ao Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus, demonstra o posicionamento dos profissionais em favor da vida, das medidas de isolamento social e de todas as ações que seguem as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Todos os dias, em hospitais, coletivas, buscando o posicionamento de autoridades, nas ruas, atendendo às demandas de utilidade pública, apurando diuturnamente as informações com seriedade, em dedicação exclusiva e muitas vezes arriscando as próprias vidas, milhares de profissionais da comunicação têm trabalhado para que a população tenha acesso a dados que podem ser cruciais na prevenção ao contágio da doença. Em Poços, centenas de profissionais têm atuado incansavelmente, e alguns de forma voluntária, para que as informações frente à pandemia do coronavírus sejam mais rápidas que a propagação do vírus, travando assim uma verdadeira batalha em favor da vida, na qual o esclarecimento da população torna-se uma arma potente”, dizem os profissionais na carta.
Na carta, a imprensa enfatiza a absoluta necessidade do isolamento social neste momento.
“Defendemos o isolamento social e apoiamos as medidas adotadas através do Decreto de Calamidade Pública nº 13.286, nos posicionando veementemente contra movimentos que se levantam e pretendem pressionar o Município à flexibilização das medidas de isolamento e a uma tomada de decisão que pode ter efeitos catastróficos, estes sim podendo repercutir-se na economia e nas vidas de muitas pessoas, ocasionando uma situação que pode fugir do controle e tornar-se fruto de um amargo arrependimento das autoridades, como temos assistido ao redor do mundo”, ressaltam.
Estaremos nas ruas em busca da informação em prol da população. Pelas nossas vidas e pelas vidas de todos em nossa cidade, permaneçam em casa!
CONFIRA NA ÍNTEGRA:
NOTA DOS JORNALISTAS E PROFISSIONAIS DA IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Nós, jornalistas e profissionais da imprensa e comunicação da cidade de Poços de Caldas (MG) e região vimos, através desta, demonstrar nosso posicionamento em favor da vida, das medidas de isolamento social, de todas as ações que seguem as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), dos profissionais do setor da saúde, do Ministério da Saúde e das pesquisas científicas recentes que demonstram que, até o momento, a única forma de conter o avanço da transmissão da Covid-19 é o isolamento social.
Todos os dias, em hospitais, coletivas, buscando o posicionamento de autoridades, nas ruas, atendendo às demandas de utilidade pública, apurando diuturnamente as informações com seriedade, em dedicação exclusiva e muitas vezes arriscando as próprias vidas, milhares de profissionais da comunicação têm trabalhado para que a população tenha acesso a dados que podem ser cruciais na prevenção ao contágio da doença.
Em Poços, centenas de profissionais têm atuado incansavelmente, e alguns de forma voluntária, para que as informações frente à pandemia do coronavírus sejam mais rápidas que a propagação do vírus, travando assim uma verdadeira batalha em favor da vida, na qual o esclarecimento da população torna-se uma arma potente.
A expansão da Covid-19 só pode ser freada com lucidez, compromisso e se todos seguirem as diretrizes mundiais de saúde, que enfatizam a absoluta necessidade do isolamento social neste momento.
Vemos, portanto, com imensa preocupação as ações que visam ao descumprimento do que preconizam as mais relevantes pesquisas realizadas até agora para a contenção da pandemia mundial do coronavírus. Dia a dia, o aumento nos números relativos à doença, a veiculação de cada boletim epidemiológico e o contato diário com profissionais da saúde nos colocam em uma condição também pouco comum em nosso exercício da profissão: a do posicionamento. É crucial que neste momento, na defesa da informação séria, pontuemos objetivamente à população a ratificação de nosso compromisso com a sociedade.
Defendemos o isolamento social e apoiamos as medidas adotadas através do Decreto de Calamidade Pública nº 13.286, nos posicionando veementemente contra movimentos que se levantam e pretendem pressionar o Município à flexibilização das medidas de isolamento e a uma tomada de decisão que pode ter efeitos catastróficos, estes sim podendo repercutir-se na economia e nas vidas de muitas pessoas, ocasionando uma situação que pode fugir do controle e tornar-se fruto de um amargo arrependimento das autoridades, como temos assistido ao redor do mundo.
Este é um momento grave, atípico na história não apenas de Poços de Caldas, mas em âmbito global. Os que têm o poder para a tomada de decisões marcarão seus nomes na história local e nós estaremos presentes a cada momento, para registrar o posicionamento
de cada um daqueles cuja decisão pode se impactar diretamente sobre as vidas das pessoas.
Um possível avanço no contágio pelo coronavírus em Poços de Caldas teria impactos irreversíveis no sistema de saúde local, como em todo o país pode ocorrer se não ficarmos em casa.
Se Poços não permanecer em isolamento, conforme apontam todos os estudos ao redor do planeta, futuramente terá que tornar medidas ainda mais rígidas de quarentena, amargando mortes e um gravíssimo cenário no sistema de saúde.
Cremos que nossos dirigentes pensarão políticas públicas de salvaguarda da população em âmbitos econômicos, sociais, culturais, educacionais, para os setores diretamente impactados e sobretudo na saúde, crendo ainda que, diante de uma situação tão séria, a lucidez prevalecerá.
Os jornalistas e profissionais da imprensa de Poços de Caldas (MG) pedem e, diante de tudo que tem sido apurado, orientam a todos que fiquem em casa, cuidem de quem vocês amam, cuidem de vocês, cuidemo-nos como um só povo, pois nosso inimigo é outro. Os jornalistas e profissionais da imprensa e comunicação de Poços de Caldas (MG) e região unem-se às vozes que se levantam em favor da população de Poços de Caldas solicitando ao Exmo.. Prefeito Municipal, Sérgio Azevedo, e ao Sr. Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi para que se mantenham na defesa de nossa cidade. Suas decisões podem salvar vidas.
O compromisso com a apuração, a análise e a transmissão da informação, de forma séria e comprometida, têm feito com que muitos de nós coloquem os dados de interesse coletivo à frente das próprias vidas e a cada batalha cotidiana que for vencida contra o vírus iremos crer que este ato valeu a pena. Estaremos nas ruas em busca da informação em prol da população. Pelas nossas vidas e pelas vidas de todos em nossa cidade, permaneçam em casa!
Assinam:
1) Mariana Negrini
2) Jesuane Salvador
3) Jéssica Balbino
4) Delma Maiochi
5) Paulo Alexandre Ferreira
6) Angela Turda
7) Ludmila Ramos
8) Nathália Carvalho
9) Carolina Barbosa
10) Tatiana Espósito
11) Rosângela Ferrari Granato
12) Matheus Monteiro
13) Flávia Fróes
14) Pedro Magalhães
15) Beatriz Reis
16) Rafael Silva dos Santos
17) Lara Silva
18) Paulo Ney
19) Claudia Camilo
20) Elvio Ferreira
21) Amanda Negrini
22) Aline Rodrigues
23) Sillas Lafayete
24) João Carvalho
25) Luciana Abreu
26) Bárbara Salomão
27) Ediana Albuquerque
28) Rosani Martins
29) Alice Dionísio
30) Vanessa de Faria
31) Aline Fallaci
32) Fábio Ribeiro
33) João Araújo
34) Marcelo Ricciardi
35) Jaderson Rodrigues
36) Matheus Luis
37) Carol Affonso
38) Gabriella Bacellar
39) Camilla Resende
40) Letícia Alves Fagundes
41) Paulo Marcelo Pereira
42) Luana Buzato de Sousa
43) Wilson Ribeiro
44) Aluisio Cavalcanti
45) Tadeu Rodrigues
46) Rogério Fonseca
47) Francis Alves
48) Wiliam de Oliveira
49) Carolina Noronha
50) Bibi Rodriguez
51) Marco Antonio Silva
52) Valéria Freitas
53) Larissa de Freitas Marques Evangelista
54) Luciano Santos
55) Aline Bertoli de Carvalho
56) Demilton Vacarelli
57)Adriana Rodrigues
58) Luis Filipe Gallo
59) Paulo Vitor de Campos
60) Roni Bispo