ONDA POÇOS

“Inverdade”, diz Minas Petro sobre vídeo de devolução de imposto federal em posto de Poços

Compartilhe nas redes sociais

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem, de Poços de Caldas, diz que abasteceu R$ 200 em Diesel na cidade e recebeu de volta R$ 26,00 em dinheiro do imposto federal. “Quando peguei o cupom, vi que estava o tributo federal. Questionei o atendente, por fim veio o gerente, mas quando chamei a polícia e a viatura chegou, fui ressarcido em relação ao tributo federal”, diz o homem no vídeo.

De acordo com Diretor Regional da Minas Petro, Renato Mantovani, as informações divulgadas no vídeo são falsas.

“Isso é uma inverdade, uma vez que os postos de combustíveis são substituídos tributariamente, ou seja, quando o posto recebe a gasolina e o diesel, o imposto já foi recolhido nas etapas anteriores da cadeia”, apontou.

Em 1º de março, o presidente Jair Bolsonaro editou decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O governo federal determinou em fevereiro que os postos exponham paineis explicitando a composição de impostos estaduais e federais sobre os combustíveis.

Mas esta nova rotina confunde alguns consumidores, que acreditam que o posto tem de devolver o valor dos impostos pagos na nota fiscal.

“O Decreto reduziu a zero a incidência do PIS/Cofins sobre o óleo diesel A, aquele vendido pelas refinarias e/ou importadores às distribuidoras. Nos postos de gasolina, é vendido o óleo diesel B, uma mistura de 87% de óleo diesel A e 13% de biodiesel, que é tributado. “Assim, na verdade, o PIS/Cofins do diesel não zerou, pois ainda continua incidindo nos 13% de biodiesel que é misturado ao diesel”, diz.

Confira abaixo o pronunciamento do Diretor Regional da Minas Petro em Poços de Caldas.

https://www.ondapocos.com.br/wp-content/uploads/2021/03/WhatsApp-Audio-2021-03-11-at-17.16.39.ogg

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KObrZyh5vOg5PNk5nsiJeC