Como parte da 3ª edição do Festival da Cultura Empreendedora, o Instituto Alcoa promoveu, na noite desta terça-feira, 11 de julho, uma Feira de Empreendedores com roda de conversa sobre o tema “Empreendendo na base” e atividades culturais com discotecagem de afro-brasilidades de Pedro Cezar.
Realizado no Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, em Poços de Caldas (MG), o evento faz parte de uma série de atividades presenciais e online com o tema “Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a)”, que tem como objetivo debater caminhos e motivações para que cada vez mais brasileiros e brasileiras consigam abrir seus próprios negócios.
O tema foi apresentado e debatido sob os mais variados aspectos. Participaram da roda de conversa Chiara Carvalho, representando o empreendedorismo cultural; Clayton Barbeiro, com foco em afroempreendedorismo; Yula Merola, falando sobre reuso e empreendedorismo socioambiental. Já a Feira contou com a exposição dos empreendedores à frente das marcas Black Boutique, Interiô, Familiare: delícias artesanais, Maricota, Black Brand, Vivenda do Camarão, Loja Vulcânica, Bonecas Ayomide e Sebrae.
“Acredito muito na cultura como um meio de empoderamento e de transformação social. Participar do Festival da Cultura Empreendedora é uma oportunidade valiosa para trazer discussões a partir de uma linguagem contemporânea e necessária”, disse a advogada Chiara Carvalho, produtora cultural e responsável pela Carvalho Agência Cultural, de Poços de Caldas.
Thais da Costa, presidente do Centro Chico Rei, agradeceu a parceria com o Instituto. “As trocas, diálogos e conexões somam positivamente no fortalecimento das redes entre os empreendedores e quem ganha com tudo isso é Poços de Caldas”, concluiu.
Festival teve abertura online com foco em igualdade
A abertura online, em 06 de julho, contou com públicos interno e externo que puderam debater sobre a importância do conhecimento, da capacitação e de oportunidades oferecidas nos setores públicos e privado, além de acompanharem a apresentação de experiências de empreendedores.
O momento teve a presença de Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e VP operações Brasil, San Cip. Refinery, Africa &ME e de Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa que acompanharam duas mesas de debate sobre “Assessoria e inovação para o empreendedorismo” e “Experiências de jovens empreendedores”.
O presidente da Alcoa Brasil destacou a importância da iniciativa para a construção de um país mais igualitário. “O Instituto Alcoa atua com foco em tornar os nossos territórios de atuação mais inclusivos, com ações nas áreas de geração e trabalho e renda, como o empreendedorismo, e também na educação”.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno dos temas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg