A rede social Instagram completa 10 anos nesta terça-feira,06. O aplicativo no ano de 2010 ganhou 25 mil usuários, atualmente conta com mais de 1 bilhão de usuários. A rede social foca no compartilhamento de fotos e vídeos curtos e também longos pelo IGTV.
Há quem goste da rede por manter contato com amigos e familiares, ou mesmo buscar conteúdos de seu interesse, desde arte, viagem, cinema, aventura, decoração, moda, estilos. E há quem veja na rede a possibilidade de lucrar, justamente oferecendo os conteúdos citados acima. É o que fazem os influenciadores digitais e também os empreendedores com lojas físicas e virtuais.
O jornalismo da Onda Poços conversou com a jornalista, especialista em comunicação e mentora do curso Instagram na Prática Carol Affonso sobre a evolução desta rede social. “Surgiu em 2010, o App era usado para compartilhar momentos e histórias, como qualquer outra rede social da sua geração. Mas com o passar dos anos, tornou-se uma das maiores e mais completas plataformas de negócios para marcas, liderando a preferência do público e das empresas. Ele é um gigante no mundo das mídias sociais e como todo gigante, possui número expressivo: mais de 1 billhão de usuários ativos. Dados como esse, atraíram muitas empresas e profissionais que enxergaram na rede social uma oportunidade para se aproximar do público, expandir sua visibilidade, construir relacionamento (vamos lembrar que é uma rede social) e fazer negócios. Não é por acaso que todas essas empresas estão lá: o Instagram oferece muitas oportunidades para elas”, explica.
Ainda de acordo com Carol o Instagram é capaz de trazer resultados sim, mas é necessário que haja um planejamento estratégico. “São muitas vantagens que justificam a presença das pequenas empresas no Instagram. Você pode manter contato direto com seu público, mostrar seus produtos e serviços, falar sobre o dia a dia da empresa para humanizar sua marca e muito mais”, conta.
Atualizações
Nestes 10 anos, o Instagram tem passado por atualizações, com isso, é importante que seus usuários acompanhem estas mudanças. De acordo com Carol, este é um dos grandes desafios em ser profissional no Instagram. “ A necessidade de atualização constante, uma vez que a área tem novidade o tempo todo. Eu, na verdade, vejo vantagem nisso tudo! Pensa comigo, por mais que precise estar diariamente antenado nas tendências, você se condiciona a ler e pesquisar mais sobre o assunto – e, por consequência, não ficar estagnado. Dentro do cenário online, profissionais que param no tempo não têm vez! Por isso, é muito importante reservar um tempinho para atualizar seu repertório”.
Curso Instagram na prática
Carol é mentora do curso Instagram na prática que é uma imersão em um turbilhão de informações práticas e aplicáveis com uma metodologia eficaz e rentável com mais de 550 alunos e 40 mentorados que se destacam como protagonistas de seus mercados e têm seus negócios acelerados por meio da comunicação estratégica e da Influência Digital. Saiba mais pelo @carolonlline.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: