Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país começam nesta quinta,20, a testar a prova de vida por biometria facial. O sistema de reconhecimento facial poderá ser acessado pelos segurados selecionados pelo INSS nos próximos dias.
A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. O INSS começa nesta quinta a entrar em contato com os segurados selecionados e informa que o remente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Números diferentes devem ser ignorados. Aqueles que tiverem dúvidas sobre o projeto podem ligar para o número 135 e conferir se a mensagem é verdadeira.
Passo a passo
Ao abrir o aplicativo Meu INSS, o usuário deverá clicar no ícone “Prova de Vida” no canto esquerdo superior da tela. O próximo passo é entrar no aplicativo Meu gov.br e digitar o CPF, clicar na opção “Autorizações” e seguir as instruções.
O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular abrirá, e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.
O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a biometria deu certo.
Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão, por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: