As inscrições para o 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas estão abertas até a próxima sexta-feira, 11 de setembro. Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores da cidade, com lotes de café Arábica produzidos em 2020 e que se enquadrarem em uma das categorias: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
O concurso tem o objetivo de destacar e incentivar a produção de cafés finos no município e busca fomentar, fortalecer e melhorar a qualidade do produto, além de estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva, possibilitar o aumento de renda da cafeicultura familiar e enaltecer a importância do setor cafeeiro, sobretudo para o Sul de Minas.
A avaliação dos lotes inscritos será realizada por região (Noroeste, Norte, Nordeste e Leste) e os cafés pré-selecionados passam pela prova sensorial regional, sendo que os melhores grãos seguem para a prova final, que acontecerá no dia 26 de setembro.
As inscrições são gratuitas e acontecem no escritório local da Emater-MG (rua Pernambuco, 299 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e também através dos técnicos agrícolas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é realizado pela Prefeitura Municipal, IF Sul de Minas, Emater e Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas e conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, Sebrae e Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas. O patrocínio é do Donato Hospital de Olhos, Sicredi, Café Caldense e Café Poços.