Search
Search
Home Notícias

Iniciadas as obras de infraestrutura da área de transbordo do lixo

24/03/2021
em Notícias
386 12
0
Iniciadas as obras de infraestrutura da área de transbordo do lixo
Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura iniciou, na última segunda 22, as obras na área de transbordo do lixo coletado na cidade. A expectativa é que a estação esteja concluída em quatro meses, quando será iniciado o transporte do lixo produzido em Poços para a cidade de Casa Branca (SP), para um aterro sanitário regional.

A área da estação de transbordo se localiza na Fazenda Campo Brígida, num terreno de 48 mil m2, na região oeste da cidade, na divisa com Águas da Prata.

As obras estão a cargo de empresa contratada por meio de licitação e incluem toda a infraestrutura básica para o local: pátio, escritório, balança, sanitários e outros. No terreno, máquinas estão fazendo a limpeza da vegetação, para logo após fazer a marcação dos pontos topográficos para iniciar a terraplanagem.

Lixo
A questão do lixo no município é um problema que se arrasta há pelo menos 15 anos. O aterro controlado local já não comporta mais o lixo produzido na cidade, em torno de 120 toneladas/dia. A Prefeitura vinha buscando alternativas para solucionar o problema atendendo determinação do Ministério Público. Em janeiro deste ano, foi realizada a licitação para o transporte do lixo comum para um aterro regional, localizado em Casa Branca (SP).

A empresa vencedora foi a Seleta, de Ribeirão Preto, que apresentou menor preço para a execução do serviço: R$159,50 por tonelada. Todo o lixo comum coletado em Poços, será levado para a Estação de Transbordo, de onde sairá para seu destino final. O local do transbordo já está licenciado pelos órgãos ambientais.

Reciclagem

A coleta de lixo reciclável no município continua a cargo das cooperativas, com apoio da Prefeitura. A meta é incentivar cada vez mais a reciclagem entre os moradores. Hoje, apenas 30% de todo lixo coletado é reciclado. Esse índice deve se elevar. Para isso, a Secretaria de Serviços Públicos vem realizando reuniões com representantes da comunidade e do poder público para que sejam apontadas soluções para ampliar a coleta seletiva, que demandam investimentos por parte da Prefeitura e também uma maior participação da comunidade, separando corretamente os recicláveis.

“A meta é, aliada à ideia de conservação do meio ambiente, que é fundamental, diminuir consideravelmente a quantidade de lixo comum a ser transportado pela empresa vencedora da licitação até o aterro sanitário de Casa Branca. Consequentemente, iremos diminuir os custos com esse transporte”, informa Antonio Donizette  Albino, secretário de Serviços Públicos.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/IzlypU8K997Dj2Mdgy0kea

Notícia Anterior

Ministério da Saúde fará ajuste no PNI para vacinação de profissionais da Segurança Pública em abril

Confira também

Saúde confirma a morte de mais três moradores de Poços de Caldas

Posts Relacionados

Adolescente fica gravemente ferido ao cair de construção abandonada em Poços
Destaques

Adolescente fica gravemente ferido ao cair de construção abandonada em Poços

04/06/2025
2.5k
Poços-caldense disputa título de Rainha e Princesa da Expoagro de Guaxupé-MG
Destaques

Poços-caldense disputa título de Rainha e Princesa da Expoagro de Guaxupé-MG

04/06/2025
2.5k
Banco de Alimentos de Poços de Caldas recebe doação de 420 kg
cidade

Banco de Alimentos de Poços de Caldas recebe doação de 420 kg

04/06/2025
2.5k
Moto é levada de garagem após arrombamento de residência em Poços de Caldas
Destaques

Moto é levada de garagem após arrombamento de residência em Poços de Caldas

04/06/2025
2.5k
Confira também
Poços registra mais uma morte por Covid-19 pelo 6º dia consecutivo

Saúde confirma a morte de mais três moradores de Poços de Caldas

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato