O uso de celular enquanto dirige veículo é uma infração de trânsito que resulta da perda de quatro pontos na carteira e multa de R$130,16, em Minas Gerais. Porém, os casos de pessoas que cometem essa infração têm aumentado em Poços de Caldas, conforme os dados divulgados ao jornalismo da Onda Poços, pela Seção de Estatística da Coordenação de Apoio Administrativo do Departamento de Trânsito de Minas Gerais.
Os dados mostram que de janeiro a agosto de 2021 foram registradas 114 infrações e no mesmo período de 2022 foram 230 casos, um aumento de 101,75%.
O jornalismo da Onda Poços conversou com a especialista em Educação para o Trânsito Stefania Alvise sobre o assunto.
“A utilização e manuseio de celular ao volante aumenta em até 400% a potencialidade de ocorrer um acidente, um atropelamento. O uso do celular faz o carro andar sozinho em até 69 metros quando você abaixa quatro segundos para poder olhar o seu celular. Essa distração, é responsável por 80% dos acidentes que acontecem nas vias. Podemos observar também que 90% dos sinistros que ocorrem podem acontecer por fatores humanos, mas 72% especialmente por falta de atenção. Precisamos estar bem atentos sobre a utilização do celular”, explica.
A educadora também comentou sobre o uso do aparelho para quem depende dele e do carro para trabalhar, como é o caso de motoristas de aplicativos. “Os motoristas de aplicativo, podem manusear o celular estacionando o veículo, não precisa desligá-lo, apenas estacionar em local apropriado, fazer a baixa da corrida, ou lançar a corrida novamente, dar a seta e sair”, orienta.
Todos os motoristas precisam estar concentrados no trânsito. A especialista relata que o tempo de reação do condutor concentrado é de 75 segundos, caso ele esteja em uma ligação ou enviando uma mensagem, o intervalo aumenta para 1,7 segundos. “ Enviar mensagens de texto, aumenta o risco de sinistro de trânsito em até 23 vezes. Fazer uma ligação diminui a atividade cerebral e o condutor fica distraído e aumenta o risco em até 37%. Quase metade das pessoas, quando são pegas nas infrações, estão enviando mensagens, e dizendo para a pessoa que está com ela no veículo, que não se importa com a vida dela. Que o mais importante é responder essa mensagem, é fazer sua ligação”.
A especialista ainda ressalta que o semáforo fechado não dá ao condutor vale para utilizar o celular.
“ Para poder mudar do verde para o amarelo, do vermelho para o verde leva em média quatro segundos. O amarelo pelo CTB leva quatro segundos, é o tempo suficiente para você abaixar e responder à mensagem e levantar a sua cabeça. O avanço do sinal vermelho ele significa também uma má compreensão das regras de trânsito. Porque o amarelo significa atenção pare, e não atenção acelere. Você pode estar usando o celular e não ver que o sinal ficou amarelo e você faz o avanço”, explica.
Ainda conforme a especialista, ao fazer o avanço, o condutor além de desrespeitar
Um processo de engenharia de tráfego que foi planejado para que não ocorra acidente, também está dizendo ao pedestre que não se importa com a vida dele. “No CTB o maior protege o menor. E não é muito isso que estamos vendo”, finaliza.
O avanço em sinal vermelho do semáforo, exceto onde haja sinalização que permita a livre conversão à direita, também teve números altos. De janeiro a agosto de 2021 foram 2.699 casos e neste ano, no mesmo período foram 6.751 registros. Um aumento de 150,13%. Situações que resultaram na perda de sete pontos na carteira e multa de R$293,47.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7