Os indígenas integrantes da Aldeia Kiriri mantêm um carro do governo federal retido, de Caldas (MG), em protesto por melhorias na área da saúde. O objetivo do protesto é conquistar um veículo para a aldeia, para que os indígenas não percam exames marcados em outras cidades. Os indígenas também reivindicam um poço-artesiano para a aldeia.
O carro está retido no local desde o dia 28 de setembro. Na oportunidade, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no Ministério da Saúde, se deslocaram de Governador Valadares (MG) até a aldeia.
Os profissionais estiveram presentes no local para fazer a análise da água que os indígenas recebem por meio de caminhões-pipa. Quando eles iriam embora, os indígenas disseram que o carro ficaria na aldeia para que os profissionais buscassem por melhorias na área da saúde e também viabilizassem a construção de um poço artesiano na aldeia.
A aldeia possui profissionais de saúde que realizam atendimentos no local. A reivindicação por um carro ocorre por conta de que exames são marcados para serem realizados em outras cidades. Segundo o cacique, a falta de um carro dificulta o deslocamento e faz também com que, em alguns casos, o prazo para a realização seja perdido pela falta de transporte.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IvhSTUtPkmaLCt0w21f2Pc