ONDA POÇOS

Índices de cura de câncer de mama podem chegar a 80% com diagnóstico precoce

Compartilhe nas redes sociais

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, a doença matou, em média, quase 50 pessoas por dia. Em números, foram 18,2 mil vítimas no ano passado.

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, é celebrado anualmente a campanha Outubro Rosa. Para o mastologista cooperado da Unimed Poços, a ação fortalece a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. “Quando o câncer de mama é descoberto em fase inicial, antes de ter um tamanho maior ou comprometimento dos linfonodos – que são aquelas ínguas embaixo do braço -, há índices de cura superiores a 80%, em média” afirma Ricardo Laier Franco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e o Inca recomendam que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia a cada dois anos caso não tenham sintomas ou histórico familiar do câncer de mama. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica a realização a partir dos 40 anos, idade que pode cair para até 25 se a paciente tiver caso da doença na família em parente de primeiro grau, como mãe ou irmã.

“O principal objetivo do rastreamento mamográfico é diagnosticar a doença antes de algum sintoma. Porém, de 10 a 15% dos casos são identificados de maneira clínica, podendo não serem vistos na mamografia. É importante que tanto as mulheres, quanto homens fiquem atentos a alguns sinais, como: nódulos, retração da pele ao levantar o braço em frente ao espelho, saída de uma secreção pelo mamilo e inchaço da pele ou mudança na coloração” explica Laier.

Caso a pessoa apresente qualquer sintoma, a orientação é procurar um especialista. “Nem sempre um nódulo pode ser um câncer de mama, mas é importante que um profissional avalie e, de preferência, um mastologista. A primeira preocupação é curar, a segunda é oferecer uma boa qualidade de vida” finaliza o cooperado da Unimed Poços.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IvhSTUtPkmaLCt0w21f2Pc