Foi celebrado no último sábado (04) o Dia Mundial do Câncer. A campanha é uma iniciativa global, organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é aumentar a conscientização e a educação sobre a doença.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Tratamento
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
Preocupada e atenta com o atendimento a esses pacientes e familiares, a Unimed Poços lançou o programa “Mãos Dadas”, que busca a abordagem por meio da prevenção e alívio do sofrimento, através de tratamento para dores físicas, emocionais e espirituais.
Programa Unimed Mãos Dadas
No último sábado (28), a equipe multidisciplinar da Unimed Poços esteve presente na entrega dos kits para a Volta ao Cristo e aproveitou para divulgar sobre o novo serviço de assistência ao paciente oncológico. “Estamos com uma equipe completa para tornar mais leve a trajetória de quem vive essa doença agressiva e ameaçadora” explicou a coordenadora, Melina Athayde.
O serviço continuará sendo prestado no Centro de Atendimento Unimed (CAU), localizado na Rua Nico Duarte, 905 – Vila Cruz. Para mais informações, entre em contato através do telefone (35) 3729-3300.
Prevenção
- Combata o tabagismo;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Pratique atividades físicas;
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e carnes processadas;
- Faça exames de rotina.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM