Uma comitiva composta por 22 participantes de sete instituições que integram o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, dentre elas, Ministério da Defesa e Marinha do Brasil (MB), visitou a Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC). A visita técnica, realizada pela primeira vez na Unidade, estava prevista no Programa Geral de Atividades do Sipron.
O objetivo foi proporcionar aos participantes conhecimentos sobre diversas etapas do processo de descomissionamento da instalação nuclear. As interfaces desenvolvidas na ocasião com os integrantes do Sipron visam prever, planejar, aperfeiçoar e atuar com eventuais ações de segurança em caso de situações de emergência.
O capitão de mar e guerra Alexandre Souza de Aguiar, coordenador-geral de Emergência Nuclear do Departamento de Coordenação do Sipron, explicou que a intenção é efetuar essa mesma visita no ano que vem com outro grupo. E, se for o caso, inserir no Programa Geral de Atividades do SIPRON/GSI, um exercício de emergência na Unidade. “Pegamos alguns subsídios da equipe técnica da UDC para que numa situação de emergência, seja na área radiológica ou de segurança física, a gente possa contribuir para tentar mitigar ou prevenir qualquer dano à instalação”.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: