ONDA POÇOS

Imunização beneficia até quem não se vacina, diz Instituto Butantan

Compartilhe nas redes sociais

Neste domingo, 09, é celebrado o Dia Nacional da Imunização, instituído para reforçar não só o impacto individual das vacinas, como também o coletivo. O Instituto Butatan afirma que uma população amplamente imunizada fecha as portas para vírus e bactérias, o que causa a diminuição da transmissibilidade e evita que mais pessoas contraiam doenças.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

“É por isso que a defesa invisível que cada indivíduo imunizado carrega ajuda a proteger outras pessoas de seu convívio que, porventura, não possam ser vacinadas – caso das grávidas; dos portadores de alergia e de outras comorbidades, como doenças neurológicas; e até dos recém-nascidos, a depender do tipo da vacina”, destalhou o Instituto Butantan.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que que a vacinação contra 14 doenças transmissíveis, incluindo difteria, hepatite B, sarampo, coqueluche, poliomielite e febre amarela, salvou 154 milhões de vidas e reduziu em 40% o número de mortes infantis em todo o mundo ao longo dos últimos 50 anos.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, de forma gratuita, 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. De acordo com o Ministério da Saúde, há doses destinadas a todas as faixas etárias, além de campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

O calendário completo pode ser acessado aqui.