ONDA POÇOS

IMS doa 48 obras ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

O Instituto Moreira Salles (IMS) doou ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas 48 obras impressas em lona referentes à exposição “Coleção José Ranauro – Um olhar diletante sobre a memória da cidade”, que esteve em cartaz no IMS nos anos de 2016 e 2017.

São 41 lonas que passam a integrar o acervo fotográfico do Museu Histórico e Geográfico. A entrega contou com a presença do coordenador do IMS, Haroldo Gessoni, do programador do IMS, Marcelo Leme, e da coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, Marina Andrade.

José Ranauro Sobrinho (1908-1983), filho de imigrantes italianos e funcionário público, herdou de sua mãe a prática de um colecionismo curioso de imagens da cidade em que vivia e de seus habitantes. Analisando-se o conjunto, percebe-se que Ranauro dedicava-se a ele como um historiador diletante. Os documentos adquiridos eram identificados com seu nome no centro da imagem e, posteriormente, recebiam um carimbo com suas iniciais. Ao contrário de uma coleção de fotografias tradicional, que preserva a integridade da imagem, aqui elas se tornavam objetos pessoais afetivos de seu proprietário, sem um objetivo claro de divulgação.

Os componentes das imagens – quer vistas da cidade, personalidades políticas, operários e cidadãos comuns – recebem números e setas indicativas e são identificados nas legendas de cartolina amarela ou rosa coladas às fotografias. Essas legendas ocupam, sem dúvida, lugar de destaque na coleção: além de identificarem a imagem, vêm acompanhadas de comentários pessoais que denunciam o apreço do colecionador pela cidade em que nasceu.