A unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) realizou, no mês de maio, uma série de atividades voltadas à aproximação com a sociedade, por meio de visitas guiadas à fábrica e ao Parque Ambiental da empresa. As ações fazem parte do programa “Alcoa de Portas Abertas” (ADPA) e do “Parque de Portas Abertas” (PDPA), com o objetivo de fortalecer o relacionamento com a comunidade e promover maior transparência sobre as operações da companhia.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
No dia 21 de maio, profissionais da imprensa da região participaram de uma visita exclusiva à unidade industrial. Os convidados acompanharam uma apresentação institucional e um tour pelas áreas de Mineração, Metal, Refinaria, Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs) e Relações Comunitárias, conhecendo de perto os processos produtivos e os investimentos realizados pela empresa.
“Foi uma experiência enriquecedora. Ver de perto os processos, entender os investimentos e perceber o impacto da mineração no cotidiano traz uma nova perspectiva sobre a atuação do setor”, avaliou Enio Gonçalves, representante da Rádio Verde Vale FM, de Divinolândia (SP).
Para Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, a iniciativa reforça a transparência da empresa. “A visita reforça o compromisso da empresa com a transparência e a proximidade com a sociedade, permitindo que os participantes conheçam de forma prática os produtos fabricados na unidade e suas diversas aplicações no dia a dia”, afirmou.
Também no dia 21, o Parque Ambiental da empresa recebeu cerca de 40 alunos do Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, de São Paulo (SP), que participaram de uma atividade monitorada, voltada ao conhecimento da biodiversidade local e dos usos dos minerais no cotidiano. A visita integrou o programa Parque de Portas Abertas, que já havia recebido, no dia 14 de maio, um grupo de idosas da Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO).
Todas as ações realizadas em maio fizeram parte da primeira edição do projeto Mineração Portas Abertas, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com atividades em todo o país entre os dias 12 e 21 de maio. A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população sobre o setor mineral, destacando sua relevância econômica e sua presença no cotidiano.
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, desde 1965. Com mais de mil funcionários (entre diretos e contratados), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina ao mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo.
Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalado o primeiro equipamento de filtração na Refinaria da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.